sexta-feira, 3 de março de 2017

       A importância dos registos

Defendo que o desenvolvimento/aprendizagem deverá ocorrer em situações informais onde o papel da criança surja de forma autónoma. Os registos por elas elaborados ou em que a sua participação seja significativa são a melhor forma de avaliação por parte do educador.
Com a prática do registo a criança vai complexificando-o ao nível dos símbolos e dos significados fazendo uma primeira abordagem à linguagem matemática. Ocorrerá uma apropriação por parte do grupo sendo um suporte às rotinas. O mapa de presenças é um bom exemplo disso.
 Por outro lado o educador de infância tem nos registos um excelente suporte para reavaliar contextos, estratégias e o próprio planeamento.
Estudos têm demonstrado que contextos em que a participação das crianças seja uma realidade, as aprendizagens são mais significativas e mais estáveis. (Bertram & Pascal, 2009).



O mapa das presenças é preenchido diariamente pelo adulto. Cada criança manifesta-se quando nomeado o seu nome. Identificam quem não está.
Após um pedido feito por uma criança de dois anos do grupo, em ser ela a fazer o mapa, procurei adaptar e torná-lo deles. 






Tal como referem Hohmann e Weikart (2003) o educador tem o papel de “apoiar e guiar as crianças através das aventuras e das experiências que integram a aprendizagem pela acção”.




 Eis o resultado.

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